sexta-feira, 9 de abril de 2010

Como anda a leitura em São Mateus - MA

Por: Gidalti, Josué, Kelly, Marcos Salles e Márcia.
(Texto do Jornal do Aluno, exibido em 09/03/2010, no Seminário de Leitura e Produção Textual)



O quadro da leitura em nossa cidade tem se mostrado preocupante. Exemplo disso é a dificuldade que os ramos que lidam com materiais impressos tem enfrentado. Dentre esses segmentos estão as bancas de revistas e jornais.

O ramo até representa boa lucratividade e sem dúvida contribui para o desenvolvimento dos indivíduos. Mas, segundo ex-proprietários de bancas, o ramo não decolou pelo pouco interesse da população pela leitura. Outro fator determinante para o insucesso do negócio é que, os materiais que geralmente trazem mais informação e cultura são relativamente caros, e não despertam interesse em pessoas de baixa renda, por exemplo.

Algumas pessoas trabalham atualmente com o mercado de bancas. E agora os estabelecimentos foram constituídos em locais onde há maior fluxo de pessoas, como no Terminal Rodoviário e restaurantes. Nesse caso a realidade é outra e os proprietários não tem do que se reclamar. Segundo eles, as vendas são boas, mas com um detalhe: a maior parte do material vendido não fica com os leitores samateuenses, mas como pessoas que estão de passagem por nossa cidade. Apenas materiais de menor valor cultural e informativo como horóscopos e revistinhas de fofoca são procurados pela maioria dos moradores de São Mateus.

Quando se fala em leitura nas escolas públicas, nota-se que os alunos não demonstram gosto por ela. E o problema não está apenas nas Disciplinas de comunicação e expressão. Em questões de Matemática, por exemplo, os alunos demonstram dificuldades em entender os enunciados da disciplina, pois, para obter maior compreensão dos enunciados de uma questão é necessário que os mesmos tenham maior domínio do ato de ler.

Um dos poucos exemplos de leitores ativos em nossa cidade são alguns assinantes de jornais, geralmente empresários. Segundo eles, o jornal impresso ainda representa maior viabilidade para receber informações, devido a escassez de tempo que os mesmos tem para obter informações através de outros meios de comunicação, como por exemplo a TV. O principal interesse desses leitores são as matérias de primeira capa, como as reportagens políticas, policiais e de economia. Mas aqui aparece outra questão: prazer ou necessidade de leitura?

Ainda há muito que mudar. Por enquanto, ficamos com as estatísticas enquanto aguardamos maior incentivo para a leitura.



(Em Breve, Edição do Jornal do Aluno na íntegra no You Tube. Aguardem!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário