segunda-feira, 29 de março de 2010

Norteando os Viajantes do Saber


Quando alguém pretende alcançar um destino, precisa conhecer os caminhos a serem percorridos, sob pena de perder tempo até chegar ao lugar almejado, ou nem sequer sair da origem na qual está.


Partindo do lugar chamado curiosidade, a fim de chegar à terra do conhecimento, é necessário ter idéia de por onde trilhar. Nesse sentido, a ciência nos apresenta um caminho seguro e um veículo que nos ajudará a explorá-lo. Trata-se dos Métodos (caminhos) e Técnicas de Pesquisa (veículos).

Os métodos assumem uma posição generalista do fazer, enquanto as técnicas colocam diante de nós os “modos de fazer” de maneira mais específica de cada situação. Os Métodos de Pesquisa de dividem em gerais, ou de abordagem, e específicos, ou de procedimento. Os primeiros contêm os conhecidos métodos dedutivo, que utilizam premissas gerais, chegando as conclusões particulares; método indutivo, que faz o inverso do dedutivo; e o hipotético-dedutivo, proposto por Popper, buscando superar as limitações dos anteriores. Os métodos de procedimento apresentam métodos dos quais destacamos o comparativo, o experimental e o monográfico ou estudo de caso que juntam características dos métodos observacional e comparativo.

Como dito anteriormente, nossa caminhada rumo ao conhecimento parte da curiosidade. Isto nos reporta a necessidade de formulação de perguntas, que, consequentemente requerem respostas. Aqui, aparecem as hipóteses, inerentes ao método indutivo, abordado acima. Elas propõem respostas provisórias aos questionamentos, nos instigando a comprová-las. Funcionam com um instrumento para o avanço da ciência.

Um conjunto de hipóteses gera as teorias que sistematizam as hipóteses, orientando os objetivos da ciência, prevendo fatos e indicando lacunas na aquisição do conhecimento.

Discorrendo agora sobre as Técnicas de Pesquisa, aqueles recursos que nos permitem ter mais sucesso no processo de busca pelo conhecimento, enfatizamos a documentação indireta, que contém a pesquisa bibliográfica, considerada o primeiro passo para qualquer pesquisa científica, pois, nos livros, artigos ou qualquer documento de cunho informativo, encontramos teorias relacionadas ao assunto pesquisado. Quando há pouco conhecimento sobre o tema a ser estudado, podemos recorrer ao uso do estudo exploratório, recurso da pesquisa descritiva que também compõe a documentação indireta.

O caminho que estamos percorrendo ainda nos traz à vista as leis, expressões de relação causal, de caráter necessário, que se estabelece entre eventos e fenômenos, podendo ser científica, da lógica do pensamento, além da Divina.

Finalmente, frizamos que Hipóteses, Teorias e Leis não se confundem, pois tem conceitos e definições próprias.

Assim, fazendo bom uso de Métodos e Técnicas de Pesquisa, podemos, de maneira eficaz, alcançar o objetivo de adentrar a terra do conhecimento.

E vamos nessa...!

(Imagem: blogdogaleno)

Olá galera!

Hoje iniciamos os trabalhos neste blog.

Pretendemos cooperar com os textos aqui publicados, bem como apreender novas idéias a partir das visitas e comentários.

Um forte abraço a Todos!